MENU

Escrito por • 28/07/2008

cuil: a reinvenção da busca na web?

depois de passar mais de dois anos como o segredo mais bem guardado do vale do silício, o engenho de busca cuil [do gaélico para conhecimento, pronunciado como em cool] está no ar a partir de hoje. segundo a home page e os press-releases espalhados cuidadosamente pela web [veja este aqui em techcrunch] a máquina cobre mais de 120 bilhões de páginas, o que deixa qualquer outro sistema de indexação e busca no chinelo. pelo que se sabe [por baixo do pano] google indexa 40 bilhões de páginas, apesar de dizer que "sabe" de algo da ordem de um trilhão.

cuil-image.jpg

mas o principal [se funcionar mesmo, pra muita gente] é que eles dizem ser melhores do que google: Cuil also claims to have better search results than Google and others based on how they index websites. They do not simply catalog keywords on a site and then rank the site based on its importance. They also work to understand how words are related (France – cheese – wine, for example), to return more relevant results to users.

no topo disso, o pessoal da engenharia por trás no novo buscador [gente que veio de stanford, google e ibm, entre outros lugares, com experiência em projetos gigantescos] diz que cuil é muito mais barato: Cuil’s technology allows it to query indices on between one and three machines, which provide relevant results, rather than the 10,000 servers utilised by Google per query. It would have the capacity to serve 5 per cent of all search traffic at launch, but could easily scale to handle any demand.

segundo anna patterson, vp de engenharia, cuilisn’t trying to be a Google killer — it’s trying to reinvent search. tom costello, que fez doutorado em stanford [orientado por uma das lendas vivas da computação, john mccarthy], co-fundador, presidente [e marido de anna] diz que eles estão tentando construir um sistema de busca contextual, uma tentativa de entender o mundo real, e não apenas sua representação na web. cuil não guarda informação sobre as buscas que fazemos [e assim não deixamos rastro], o design é diferente dos engenhos de busca atuais, há um mecanismo de sugestões… enfim, um monte de coisas novas ao mesmo tempo.

analistas do setor estão impressionados. segundo greg sterlingThese are search people who are not building a product they want to sell quickly. They are not about trying to make a lot of money in a short period of time. They are building what they believe is the next-generation search engine.

como se não bastasse, cuil não é beta, quebrando a tradição, na web 2.0, de lançar sistemas que ainda não estão prontos para o dia-a-dia. segundo anna e tom, cuil está pronto e pode tratar 5% do total de buscas da web a partir de seu lançamento formal, hoje [segunda], e pode escalar de forma rápida e barata para atingir tanto quanto for necessário. cuil é o resultado, também, de 30 pessoas trabalhando e US$33 milhões de dólares de financiamento no estágio inicial do negócio.

vale a pena dar uma olhada. acho que ainda há muito a fazer por lá. do que eu testei, alguns resultados foram muito bons, outros nem tanto e alguns não deram em absolutamente nada. mesmo assim, se eu estivesse no negócio de busca, iria prestar muita atenção neste povo. depois de yahoo e google, cuil é a mais nova promessa, saída da mesma matriz de conhecimento -stanford university-, a querer liderar a busca na rede. como cada um dos outros dois foi o sistema dominante de sua geração… talvez seja a hora de google por as barbas de molho.

[ps @11:30h: cuil está claramente enfrentando problemas de sobrecarga e não consegue responder boa parte das buscas que recebe. talvez mais de 5% da busca na web esteja sendo tentada lá. isso significa que há um imenso espaço para melhora da busca na rede, já que tanta gente está pelo menos tentando uma nova alternativa. há uma discussão muito interessante sobre o assunto no slashdot.]

Artigos relacionados

0 Responses to cuil: a reinvenção da busca na web?

  1. Daniel disse:

    Bacana. Bom saber que as tecnologias de busca estão indo a este rumo.

  2. Daniel disse:

    Bacana. Bom saber que as tecnologias de busca estão indo a este rumo.

  3. João Vitor disse:

    mito!

    digitei Terra no site, ele me trouxe vaaaarios resultados, mas o que eu esperava não apareceu. Ai digitei Terra esportes, o página apresentou problema. Isso já é versão oficial? Entaum tem muito que melhorar ainda!

    mas muito boua a materia… parabens!

  4. João Vitor disse:

    mito!

    digitei Terra no site, ele me trouxe vaaaarios resultados, mas o que eu esperava não apareceu. Ai digitei Terra esportes, o página apresentou problema. Isso já é versão oficial? Entaum tem muito que melhorar ainda!

    mas muito boua a materia… parabens!

  5. Kelly disse:

    Entrei no site para fazer um teste mais acho que eles tem muito trabalho pela frente, ele não buscou varias informações que pedi ,pode ser que daqui a alguns mesês o site funcione como o google.
    Por enquanto fico com o Google.

  6. Kelly disse:

    Entrei no site para fazer um teste mais acho que eles tem muito trabalho pela frente, ele não buscou varias informações que pedi ,pode ser que daqui a alguns mesês o site funcione como o google.
    Por enquanto fico com o Google.

  7. É, mas tem muito a melhorar, 98% dos resultados das buscas que fiz me mostraram apenas lixo irrelevante. Destes resultados muito era duplicado, ou seja, tem que ter um refinamento melhor no algoritmo se quiserem desbancar o Google.

  8. É, mas tem muito a melhorar, 98% dos resultados das buscas que fiz me mostraram apenas lixo irrelevante. Destes resultados muito era duplicado, ou seja, tem que ter um refinamento melhor no algoritmo se quiserem desbancar o Google.

  9. Cadu disse:

    Realizei alguns testes, mas me parece que não está bem fundamentado. Fiz algumas busca, além de demorar mais que o Google algumas palavras ele não encontrou. Esperamos que melhore.

  10. Cadu disse:

    Realizei alguns testes, mas me parece que não está bem fundamentado. Fiz algumas busca, além de demorar mais que o Google algumas palavras ele não encontrou. Esperamos que melhore.

  11. O que vc acha de um site de busca que não acha a si mesmo na internet?

    Procure no cuil por cuil…

    Cool!

  12. O que vc acha de um site de busca que não acha a si mesmo na internet?

    Procure no cuil por cuil…

    Cool!

  13. Junior disse:

    não gostei, tudo que mando procurar não encontra, e fiz o mesmo teste no google com as mesmas palavras, e lá sim apareceu os resultados.

  14. Junior disse:

    não gostei, tudo que mando procurar não encontra, e fiz o mesmo teste no google com as mesmas palavras, e lá sim apareceu os resultados.

  15. Paulo Gomes disse:

    Procurei 4 termos, 3 não acharam. “Anima mundi” ele não achou nada!

  16. Paulo Gomes disse:

    Procurei 4 termos, 3 não acharam. “Anima mundi” ele não achou nada!

  17. Felippe disse:

    Que exagero esse texto…
    Depois da pataquada que vc falou das tvs a cabo, já não me surpreende mais nada mesmo…

  18. Felippe disse:

    Que exagero esse texto…
    Depois da pataquada que vc falou das tvs a cabo, já não me surpreende mais nada mesmo…

  19. Thiago Santos disse:

    xiiiii
    será mesmo?
    acabei de procurar sobre o Corinthians Timão, e nada….

    http://www.cuil.com/search?q=corinthians+tim%C3%A3o

  20. Thiago Santos disse:

    xiiiii
    será mesmo?
    acabei de procurar sobre o Corinthians Timão, e nada….

    http://www.cuil.com/search?q=corinthians+tim%C3%A3o

  21. Celso Ricardo disse:

    Não concordo com essa teria.
    Fiz um teste simples de busca e o Cuil não me retornou nada.
    Faça você mesmo o teste.
    A busca será essa: (blog downlod coelho sabido)
    Portando acho que tem algum engano nessa matéria, um equivoco.

  22. Celso Ricardo disse:

    Não concordo com essa teria.
    Fiz um teste simples de busca e o Cuil não me retornou nada.
    Faça você mesmo o teste.
    A busca será essa: (blog downlod coelho sabido)
    Portando acho que tem algum engano nessa matéria, um equivoco.

  23. Matheus disse:

    Bom… por este site não ser Beta… isso qer dizer q ele esta reprovado…
    a 1ª busca foi perfeito…
    a segunda horrivel
    testem vcs mesmo
    coloquem
    Vale Alimentação
    não vai achar nada…
    nem algo sequer
    q bosta esse site…
    aainda teremos q continuar com o google nas paginas iniciais…
    valeu

  24. Matheus disse:

    Bom… por este site não ser Beta… isso qer dizer q ele esta reprovado…
    a 1ª busca foi perfeito…
    a segunda horrivel
    testem vcs mesmo
    coloquem
    Vale Alimentação
    não vai achar nada…
    nem algo sequer
    q bosta esse site…
    aainda teremos q continuar com o google nas paginas iniciais…
    valeu

  25. André Aires disse:

    Se oq dizem é verdade, nossas pesquisas podem “migrar” para o cuil pois a base de dados é 3 vezes maior que a do google, ou seja, uma pesquisa mais ampla e, quem sabe, provavelmente com resultado superior às pesquisas do google.

    Abraço!

  26. André Aires disse:

    Se oq dizem é verdade, nossas pesquisas podem “migrar” para o cuil pois a base de dados é 3 vezes maior que a do google, ou seja, uma pesquisa mais ampla e, quem sabe, provavelmente com resultado superior às pesquisas do google.

    Abraço!

  27. Clara disse:

    Ver para crer.

  28. Clara disse:

    Ver para crer.

  29. Macleyy disse:

    Bom dia,

    Achei muito legal essa noticia, pois acredito que nos temos que ter sempre uma concorrência a altura dos que já dominam o mercado, e pelo que li sobre a CUIL, parece ser uma empresa forte e disposta a concorrer realmente com o GOOGLE, mais só gostaria de saber uma coisa, fiz o teste entrei no site, só que não vi opção para pesquisar em Português, terá uma versão em Português?

    Boa sorte.

  30. Macleyy disse:

    Bom dia,

    Achei muito legal essa noticia, pois acredito que nos temos que ter sempre uma concorrência a altura dos que já dominam o mercado, e pelo que li sobre a CUIL, parece ser uma empresa forte e disposta a concorrer realmente com o GOOGLE, mais só gostaria de saber uma coisa, fiz o teste entrei no site, só que não vi opção para pesquisar em Português, terá uma versão em Português?

    Boa sorte.

  31. Rodrigo disse:

    Li a matéria…. gostei do conteúdo… testei o site… e posso afirmar que foi satisfatório!!! Parabéns por mais uma tecnologia para nos auxiliar no dia-a-dia…

  32. Rodrigo disse:

    Li a matéria…. gostei do conteúdo… testei o site… e posso afirmar que foi satisfatório!!! Parabéns por mais uma tecnologia para nos auxiliar no dia-a-dia…

  33. Rui disse:

    Aparentemente mais lento e com resultados muito longe do procurado. Esperimente digitar a palavra ‘libertar’, por exemplo. Se voce encontrar algo util…

  34. Rui disse:

    Aparentemente mais lento e com resultados muito longe do procurado. Esperimente digitar a palavra ‘libertar’, por exemplo. Se voce encontrar algo util…

  35. Eu tenho mania de ficar fazendo buscas com meu nome (linolica)… rsrs…
    o Google dá mais de 1000 ocorrencias o Cuil chegou a 600 (nada mal). Só que depois fui fazer outras buscas demorou e não buscou mais. Penso que ainda está em fase de teste… Mas… sempre é bom mais opcoes de busca, né?

  36. Eu tenho mania de ficar fazendo buscas com meu nome (linolica)… rsrs…
    o Google dá mais de 1000 ocorrencias o Cuil chegou a 600 (nada mal). Só que depois fui fazer outras buscas demorou e não buscou mais. Penso que ainda está em fase de teste… Mas… sempre é bom mais opcoes de busca, né?

  37. César disse:

    Como é que pode um colunista, no Brasil, dar uma informação importante e recear o texto de partes em ingles (talvez, as mais importantes). Lamentável, ou, no mínimo, boçal demais…
    Não entendí bosta nenhuma…

  38. César disse:

    Como é que pode um colunista, no Brasil, dar uma informação importante e recear o texto de partes em ingles (talvez, as mais importantes). Lamentável, ou, no mínimo, boçal demais…
    Não entendí bosta nenhuma…

  39. Manoel disse:

    Só falta falar… (o nosso idioma)

  40. Manoel disse:

    Só falta falar… (o nosso idioma)

  41. Felipe disse:

    A promessa é muito boa, mas na prática é uma grande inutilidade.

    Fiz uma busca sobre “Visual Basic 2008” no Cuil e o site não encontrou NADA.

    O Google por sua vez, achou 50.200.000 resualtados em 0,16 segundos.

    Isso prova que os 10.000 servidores do Google fazem a diferença.

  42. Felipe disse:

    A promessa é muito boa, mas na prática é uma grande inutilidade.

    Fiz uma busca sobre “Visual Basic 2008” no Cuil e o site não encontrou NADA.

    O Google por sua vez, achou 50.200.000 resualtados em 0,16 segundos.

    Isso prova que os 10.000 servidores do Google fazem a diferença.

  43. Anônimo disse:

    Eles n acham nem recife 😛

  44. Anônimo disse:

    Eles n acham nem recife 😛

  45. Irineu disse:

    Não sei se nessa fase inicial está sendo focado mais o vocabulario em ingles, mas é um sistema de busca muito limitado ainda.
    Procurei os termos “Blog Silvio Meira” e nenhum resultado foi encontrado.
    No google, o encontro é direto.

  46. Irineu disse:

    Não sei se nessa fase inicial está sendo focado mais o vocabulario em ingles, mas é um sistema de busca muito limitado ainda.
    Procurei os termos “Blog Silvio Meira” e nenhum resultado foi encontrado.
    No google, o encontro é direto.

  47. Ednei disse:

    Tentei fazer uma busca, e muita coisa ele não achou, ainda por cima da erro nas imagens. Acho que eles tem que trabalhar um pouco mais se quisererm fazer diferença em cima do google.

  48. Ednei disse:

    Tentei fazer uma busca, e muita coisa ele não achou, ainda por cima da erro nas imagens. Acho que eles tem que trabalhar um pouco mais se quisererm fazer diferença em cima do google.

  49. Felipe disse:

    Dei uma testada rápida e achei muiiiiito fraquinho, talvez daqui a alguns meses melhore um pouco, mas por enquanto ta muito fraco em relação ao google e ao yahoo, perde até para o msn!!
    Exemplo:
    Procurei por Download Radiohead, me retornou aguns resultados muito formais como ringtones e tal, até ai tudo bem, mas quando coloquei Download Radioshed (de propósito) ele não encontrou nem sugeriu nada!!

  50. Felipe disse:

    Dei uma testada rápida e achei muiiiiito fraquinho, talvez daqui a alguns meses melhore um pouco, mas por enquanto ta muito fraco em relação ao google e ao yahoo, perde até para o msn!!
    Exemplo:
    Procurei por Download Radiohead, me retornou aguns resultados muito formais como ringtones e tal, até ai tudo bem, mas quando coloquei Download Radioshed (de propósito) ele não encontrou nem sugeriu nada!!

  51. josb disse:

    Seria azar ou coincidência. Li a notícia olhei para o lado e vi omodela do sintonizador da net (CFT-2100) e digitei para testar:

    Google – 18200 achados
    Yahoo – 99.700 achados
    Cuil – NENHUM

    Primeira consulta e nada. Ainda precisamos do Google e Yahoo

  52. josb disse:

    Seria azar ou coincidência. Li a notícia olhei para o lado e vi omodela do sintonizador da net (CFT-2100) e digitei para testar:

    Google – 18200 achados
    Yahoo – 99.700 achados
    Cuil – NENHUM

    Primeira consulta e nada. Ainda precisamos do Google e Yahoo

  53. Julio disse:

    Pontos Negativos:

    Achei ele mais lento que o Google…

    Tem que comer muito feijão com arroz, pois o Google não é somente um site de buscas, mas a junção de muitos serviços.

    Pontos Positivos:

    Layout.

    Concorrência!

  54. Julio disse:

    Pontos Negativos:

    Achei ele mais lento que o Google…

    Tem que comer muito feijão com arroz, pois o Google não é somente um site de buscas, mas a junção de muitos serviços.

    Pontos Positivos:

    Layout.

    Concorrência!

  55. Rikiya Henrique Nakanishi disse:

    Testei, mas ainda não está funcional, algumas pesquisas não retornaram resultados satisfatórios. O layout é interessante.

  56. Rikiya Henrique Nakanishi disse:

    Testei, mas ainda não está funcional, algumas pesquisas não retornaram resultados satisfatórios. O layout é interessante.

  57. Alex disse:

    Cuil não funciona bem. Testei várias coisas e tudo dá errado.

    Aqui uma amostra: http://merda.minimos.info/2008/07/google-vs-cuil.html

  58. Alex disse:

    Cuil não funciona bem. Testei várias coisas e tudo dá errado.

    Aqui uma amostra: http://merda.minimos.info/2008/07/google-vs-cuil.html

  59. Claudio disse:

    Todas as empresas tem um clico, crecer, aparecer e morrer, com o google não foi e não será diferente. Ele apareceu e vai morrer na mesma velocidade, qd fazemos uma busca e encontramos 1.876.986 de paginas, é a mesma coisa de não encontrarmos nada. Quanto tempo vamos perder para chegarmos na informação exata? O que estamos vendo são empresas mais inteligentes preocupadas em entregar o resultado da busca exata. Parabens pelo cull. Como consumidor, queremos isso e obrigado.

  60. Claudio disse:

    Todas as empresas tem um clico, crecer, aparecer e morrer, com o google não foi e não será diferente. Ele apareceu e vai morrer na mesma velocidade, qd fazemos uma busca e encontramos 1.876.986 de paginas, é a mesma coisa de não encontrarmos nada. Quanto tempo vamos perder para chegarmos na informação exata? O que estamos vendo são empresas mais inteligentes preocupadas em entregar o resultado da busca exata. Parabens pelo cull. Como consumidor, queremos isso e obrigado.

  61. Anônimo disse:

    ahuahauh… o site do buscador http://www.cuil.com nem abre… está congestionado…. kkkkk melhor que google heim;.?

  62. Anônimo disse:

    ahuahauh… o site do buscador http://www.cuil.com nem abre… está congestionado…. kkkkk melhor que google heim;.?

  63. everson disse:

    Neste exato momento, Cuil estpa fora do ar…
    Interessante…

  64. everson disse:

    Neste exato momento, Cuil estpa fora do ar…
    Interessante…

  65. Rikiya Henrique Nakanishi disse:

    We’ll be back soon…

    Thanks for your patience.

    Vieram e já foram???… vamos ter de esperar mais um pouco…

  66. Rikiya Henrique Nakanishi disse:

    We’ll be back soon…

    Thanks for your patience.

    Vieram e já foram???… vamos ter de esperar mais um pouco…

  67. Rodrigo disse:

    É tão bom que já está fora do ar… por sobrecarga dos servidores… lamentável…

  68. Rodrigo disse:

    É tão bom que já está fora do ar… por sobrecarga dos servidores… lamentável…

  69. Jairo disse:

    kkkk. o site http://www.cuil.com nem abre… deve estar congestionado. hauahau melhor que google? devem estar brincando como você. hauahuahuahau.

  70. Jairo disse:

    kkkk. o site http://www.cuil.com nem abre… deve estar congestionado. hauahau melhor que google? devem estar brincando como você. hauahuahuahau.

  71. Ricardo disse:

    Eu acho a coluna boa.
    O que eu não gosto é a falta de respeito com o português. Não é porque esse blog é sobre internet e tecnologia que o Autor deve deixar de colocar as letras maiúsculas no início de cada frase. Fica parecendo um tiozinho da Fanta tentando ser cool. É a minha opinião. Abraço

  72. Ricardo disse:

    Eu acho a coluna boa.
    O que eu não gosto é a falta de respeito com o português. Não é porque esse blog é sobre internet e tecnologia que o Autor deve deixar de colocar as letras maiúsculas no início de cada frase. Fica parecendo um tiozinho da Fanta tentando ser cool. É a minha opinião. Abraço

  73. Alex disse:

    Cuil ruim, Google bom, Viewzi melhor (mais complicado, mas melhor).
    http://merda.minimos.info/2008/07/cuil-vs-viewzi.html

  74. Alex disse:

    Cuil ruim, Google bom, Viewzi melhor (mais complicado, mas melhor).
    http://merda.minimos.info/2008/07/cuil-vs-viewzi.html

  75. Jorge disse:

    Testei!
    Ainda estão KM atrás do GOOOOGLE…
    Resta saber se terão fôlego para correr mais.
    Vamos testando.

  76. Jorge disse:

    Testei!
    Ainda estão KM atrás do GOOOOGLE…
    Resta saber se terão fôlego para correr mais.
    Vamos testando.

  77. Varias start-ups do vale do silicio tem seu projeto vendido muito antes de começar a incomodar alguem. Mas as que dão certo chegam ao mercado de ações em menos de 5 anos. O Cuil tem um diferencial competitivo mais que pertinente e achou um bom flanco para encarar o Google. Tenho certeza de que podemos esperar uma boa resposta do google daqui algum tempo, e acho bom o Cuil ter algumas surpresinha bem guardadas para não morrer na praia. Essa nova disputa promete ser muito “cool”

  78. Varias start-ups do vale do silicio tem seu projeto vendido muito antes de começar a incomodar alguem. Mas as que dão certo chegam ao mercado de ações em menos de 5 anos. O Cuil tem um diferencial competitivo mais que pertinente e achou um bom flanco para encarar o Google. Tenho certeza de que podemos esperar uma boa resposta do google daqui algum tempo, e acho bom o Cuil ter algumas surpresinha bem guardadas para não morrer na praia. Essa nova disputa promete ser muito “cool”

  79. Taddeu disse:

    O pessoal do Cuil deve estar brincando! 30 minutos utilizando o seu mecanismo de buscas foram o suficiente para me trazer de volta ao google. A relevancia dos resultados é bastante semelhante. Enfim, não notei grandes diferenças. Talvez as inovações técnicas implementadas sejam mais importantes do que a utilização na vida prática.

  80. Taddeu disse:

    O pessoal do Cuil deve estar brincando! 30 minutos utilizando o seu mecanismo de buscas foram o suficiente para me trazer de volta ao google. A relevancia dos resultados é bastante semelhante. Enfim, não notei grandes diferenças. Talvez as inovações técnicas implementadas sejam mais importantes do que a utilização na vida prática.

  81. Esses novos mecanismos tentam revolucionar as buscas tentando advinhar o contexto em que o usuário deseja encontrar determinado assunto. Como o site vai saber se eu procuro uva no contexto de vinhos ou no contexto da culinária? O problema não está na forma de busca, uma vez que a forma de armazenamento da maioria mecanismos e seus algoritmos de buscas são eficientes, mas na definição do contexto. Logo, para melhorar os resultados dos mecanismos de busca, deveria haver um esforço para que o usuário defina formalmente seu contexto de forma simples. Desta forma, os resultados seriam mais satisfatórios, e não há necessidade de indexar tantos “trilhões” de páginas na Web, uma vez que normalmente só abrimos as 10 primeiras. Algums esforço tem sido feito na definição formal de contextos, como o estudo das Ontologias por exemplo. Este é um tema que merece muita discussão. Ainda não avaliei este novo mecanismo, mas acredito que sites de busca como o Mooter (http://www.mooter.com/), por exemplo, trazem grande inovação, pois trabalham a contextualização de maneira eficiente.

  82. Esses novos mecanismos tentam revolucionar as buscas tentando advinhar o contexto em que o usuário deseja encontrar determinado assunto. Como o site vai saber se eu procuro uva no contexto de vinhos ou no contexto da culinária? O problema não está na forma de busca, uma vez que a forma de armazenamento da maioria mecanismos e seus algoritmos de buscas são eficientes, mas na definição do contexto. Logo, para melhorar os resultados dos mecanismos de busca, deveria haver um esforço para que o usuário defina formalmente seu contexto de forma simples. Desta forma, os resultados seriam mais satisfatórios, e não há necessidade de indexar tantos “trilhões” de páginas na Web, uma vez que normalmente só abrimos as 10 primeiras. Algums esforço tem sido feito na definição formal de contextos, como o estudo das Ontologias por exemplo. Este é um tema que merece muita discussão. Ainda não avaliei este novo mecanismo, mas acredito que sites de busca como o Mooter (http://www.mooter.com/), por exemplo, trazem grande inovação, pois trabalham a contextualização de maneira eficiente.

  83. Toninho disse:

    Será que a hegemonia do Google esta ameaçada?

  84. Toninho disse:

    Será que a hegemonia do Google esta ameaçada?

  85. Terence disse:

    Se não é beta, deveriam dar um passo atrás e se tornarem. Apesar de todo o discurso acima, na prática eu não vi nada disso. Resultados irrelevantes e muito desatualizados e incompreensão da relação entre termos são os problemas mais evidentes. Mesmo a busca por Cuil no Google era muito mais relevante que no próprio Cuil.

    Pode melhorar? Vamos acreditar que sim. Mas isto não é suficiente para deixar de ser “apenas mais um search engine”, daqueles que vão na rubrica “outros”. O problema, acredito, é diferente. As pessoas (o usuário comum) não precisam de um mecanismo de busca melhor.

  86. Terence disse:

    Se não é beta, deveriam dar um passo atrás e se tornarem. Apesar de todo o discurso acima, na prática eu não vi nada disso. Resultados irrelevantes e muito desatualizados e incompreensão da relação entre termos são os problemas mais evidentes. Mesmo a busca por Cuil no Google era muito mais relevante que no próprio Cuil.

    Pode melhorar? Vamos acreditar que sim. Mas isto não é suficiente para deixar de ser “apenas mais um search engine”, daqueles que vão na rubrica “outros”. O problema, acredito, é diferente. As pessoas (o usuário comum) não precisam de um mecanismo de busca melhor.

  87. Frágil disse:

    Muito amador ainda. sem disponibilizar textos em portugues e não consegue localizar informações simples o que nos leva a crêr que o tamanho deste banco de dados pode esta furado… Mais vamos torcer que eles consigam, né?

  88. Frágil disse:

    Muito amador ainda. sem disponibilizar textos em portugues e não consegue localizar informações simples o que nos leva a crêr que o tamanho deste banco de dados pode esta furado… Mais vamos torcer que eles consigam, né?

  89. Hélio Eudoro disse:

    Acho que o jornallista deveria pelo menos checar a veracidade das fontes antes de publicar uma besteira como esta.

  90. Hélio Eudoro disse:

    Acho que o jornallista deveria pelo menos checar a veracidade das fontes antes de publicar uma besteira como esta.

  91. Mircon disse:

    Primeira e última vez que uso esse site!
    A imparcialidade do colunista me deixou desconfiado também.

    Falar tanto de um sitezinho de busca mixuruca como esse?

    Aí tem jabá, ou temos aí um colunista totalmente inexperiente em informática falando sobre Internet!

    Sinistro, sem contar no TEXTO CONFUSO e cheio de erros!

  92. Mircon disse:

    Primeira e última vez que uso esse site!
    A imparcialidade do colunista me deixou desconfiado também.

    Falar tanto de um sitezinho de busca mixuruca como esse?

    Aí tem jabá, ou temos aí um colunista totalmente inexperiente em informática falando sobre Internet!

    Sinistro, sem contar no TEXTO CONFUSO e cheio de erros!

  93. Pardal disse:

    Digitei “Sorocaba” e ele me retornou 200.000 resultados para a busca, digitei a mesma palavra no google e me retornou mais de 5 milhões. Dificil acabar com a hegemonia do “são loguinho” da internet, mas conhecido como São Google.

  94. Pardal disse:

    Digitei “Sorocaba” e ele me retornou 200.000 resultados para a busca, digitei a mesma palavra no google e me retornou mais de 5 milhões. Dificil acabar com a hegemonia do “são loguinho” da internet, mas conhecido como São Google.

  95. Heitor Bonfim disse:

    Procurei blog do protogenes e veio isto:

    We didn’t find any results for “blog do protogenes”

    Some reasons might be…

    * a typo. Please check your spelling.
    * your search includes a term that is very rare. Try to find a more common substitute.
    * too many search terms. Please try fewer terms.

    Finally, try to think of different words to describe your search.

  96. Heitor Bonfim disse:

    Procurei blog do protogenes e veio isto:

    We didn’t find any results for “blog do protogenes”

    Some reasons might be…

    * a typo. Please check your spelling.
    * your search includes a term that is very rare. Try to find a more common substitute.
    * too many search terms. Please try fewer terms.

    Finally, try to think of different words to describe your search.

  97. Aline disse:

    Bela Porcaria esse site!
    O que levou um segundo pro Google achar, esse sitezinho de nada aí nem sequer achou!

    acho que pagaram pro terra fazer propaganda
    aheuaeuh

  98. Aline disse:

    Bela Porcaria esse site!
    O que levou um segundo pro Google achar, esse sitezinho de nada aí nem sequer achou!

    acho que pagaram pro terra fazer propaganda
    aheuaeuh

  99. Ainda dá tempo de você apagar essa matéria…
    O buscador é muito ruim…
    🙂 tu tá queimando teu filme

  100. Ainda dá tempo de você apagar essa matéria…
    O buscador é muito ruim…
    🙂 tu tá queimando teu filme

  101. Rafael disse:

    Coloquei para ele buscar google vs cuil
    Não retornou nada 😛

  102. Rafael disse:

    Coloquei para ele buscar google vs cuil
    Não retornou nada 😛

  103. RB disse:

    Você pesquisou antes de escrever a matéria? Acho que não.
    Bom, pelos cometários gerais, só você não pesquisou antes.
    Deveria meter o pau nos caras. Se tivesse pesquisado antes, sua matéria seria bem diferente. É um deserviço!
    O Cuil vai tomar borbuada por aí. Aliás, já começou. Prova disso é ler os comentários desta matéria!

  104. RB disse:

    Você pesquisou antes de escrever a matéria? Acho que não.
    Bom, pelos cometários gerais, só você não pesquisou antes.
    Deveria meter o pau nos caras. Se tivesse pesquisado antes, sua matéria seria bem diferente. É um deserviço!
    O Cuil vai tomar borbuada por aí. Aliás, já começou. Prova disso é ler os comentários desta matéria!

  105. Daniel disse:

    Pior site de busca que eu já vi, não retorna nada coerente. Até o cadê em 1994 era mais eficiente.

    Acho que antes de encher de elogios, podia ter usado o site e visto que é um lixo.

  106. Daniel disse:

    Pior site de busca que eu já vi, não retorna nada coerente. Até o cadê em 1994 era mais eficiente.

    Acho que antes de encher de elogios, podia ter usado o site e visto que é um lixo.

  107. Marcelo disse:

    devias ter testado antes de elogiar tanto.. e alem disso.. as principais informações da tua coluna sobre o assunto foram colocadas em ingles!! podias ter te dado o trabalho de traduzir para a grande massa que nao é obrigada a saber ingles ao ler um blog brasileiro.!

  108. Marcelo disse:

    devias ter testado antes de elogiar tanto.. e alem disso.. as principais informações da tua coluna sobre o assunto foram colocadas em ingles!! podias ter te dado o trabalho de traduzir para a grande massa que nao é obrigada a saber ingles ao ler um blog brasileiro.!

  109. Lila disse:

    Tosco ao extremo: Tu coloca “CUIL” no Google e, claro, o Google encontra; daí tu coloca “CUIL” no cuil e, huahuahuahua, ele não encontra……
    Tô pensando em eu mesma criar um mecanismo de busca….quem sabe assim eu consigo me encontrar…huahuahuahuahua

  110. Lila disse:

    Tosco ao extremo: Tu coloca “CUIL” no Google e, claro, o Google encontra; daí tu coloca “CUIL” no cuil e, huahuahuahua, ele não encontra……
    Tô pensando em eu mesma criar um mecanismo de busca….quem sabe assim eu consigo me encontrar…huahuahuahuahua

  111. Marcelo Lopes disse:

    Dei uma rápida passada pelo Cuil. O site demorou a abrir, mesmo usando conexão banda larga (Velox 600 kbps) – possivelmente, por causa de um congestionamento, já que está sendo “inaugurado” hoje. Na segunda tentativa, abriu um pouco mais rápido e consegui fazer uma pesquisa simples. Interface inovadora e resultados de busca também surpreendentes, porque trazem textos, fotos, imagens, ao mesmo tempo, com algumas informações sobre cada resultado. Não deu pra sentir muita diferença – exceto no layout – no conteúdo dos resultados se o compararmos com o Google. A minha primeira impressão é a de que não traz nenhuma inovação determinante. Mas vou continuar atento, porque uso muito ferramentas de busca e o Google me atende com quase 100% de eficiência.

  112. Marcelo Lopes disse:

    Dei uma rápida passada pelo Cuil. O site demorou a abrir, mesmo usando conexão banda larga (Velox 600 kbps) – possivelmente, por causa de um congestionamento, já que está sendo “inaugurado” hoje. Na segunda tentativa, abriu um pouco mais rápido e consegui fazer uma pesquisa simples. Interface inovadora e resultados de busca também surpreendentes, porque trazem textos, fotos, imagens, ao mesmo tempo, com algumas informações sobre cada resultado. Não deu pra sentir muita diferença – exceto no layout – no conteúdo dos resultados se o compararmos com o Google. A minha primeira impressão é a de que não traz nenhuma inovação determinante. Mas vou continuar atento, porque uso muito ferramentas de busca e o Google me atende com quase 100% de eficiência.

  113. LG disse:

    Pra uma versão que se diz oficial, não beta, é muita pretensão. Tem que comer muito mingau pra conseguir sucesso nesse campo.

  114. LG disse:

    Pra uma versão que se diz oficial, não beta, é muita pretensão. Tem que comer muito mingau pra conseguir sucesso nesse campo.

  115. Gustavo Woth disse:

    O algoritmo de busca pode até parecer profissional, mas quanto a sua infraestrutura está muito distante disso.

    We’ll be back soon…

    Due to overwhelming interest, our Cuil servers are running a bit hot right now. The search engine is momentarily unavailable as we add more capacity.

    Thanks for your patience.

    Essa é a mensagem que está aparencendo desde manhã.

    Desculpa mas Google será sempre Google.

  116. Gustavo Woth disse:

    O algoritmo de busca pode até parecer profissional, mas quanto a sua infraestrutura está muito distante disso.

    We’ll be back soon…

    Due to overwhelming interest, our Cuil servers are running a bit hot right now. The search engine is momentarily unavailable as we add more capacity.

    Thanks for your patience.

    Essa é a mensagem que está aparencendo desde manhã.

    Desculpa mas Google será sempre Google.

  117. Nuno Lopes disse:

    Realmente a idéia parece excelente e se no futuro conseguirem tudo aquilo a que se propôem agora, será fantástico.

    Por enquanto, está a anos luz do google, por exemplo, pesquisem no google : cinemas recife (apertando estou com sorte) e façam o mesmo no cuil 🙂

  118. Nuno Lopes disse:

    Realmente a idéia parece excelente e se no futuro conseguirem tudo aquilo a que se propôem agora, será fantástico.

    Por enquanto, está a anos luz do google, por exemplo, pesquisem no google : cinemas recife (apertando estou com sorte) e façam o mesmo no cuil 🙂

  119. Dujorge disse:

    Precisamos aperfeiçoar cade vez mais nosso acesso na net portanto e muito bom ter esse novo buscador quando se tem concorrência nos usuários e que temos a ganhar.
    As dificuldades sitadas nas busca também tive, mais acredito que e temporário porque tem muita gente competente no projeto e muito milhões de investimento. (e claro que toda a novidade existe uma resistência mais e só no inicio.)

  120. Dujorge disse:

    Precisamos aperfeiçoar cade vez mais nosso acesso na net portanto e muito bom ter esse novo buscador quando se tem concorrência nos usuários e que temos a ganhar.
    As dificuldades sitadas nas busca também tive, mais acredito que e temporário porque tem muita gente competente no projeto e muito milhões de investimento. (e claro que toda a novidade existe uma resistência mais e só no inicio.)

  121. Wagner disse:

    Por enquanto apresenta resultados de uma versão alpha. Fiz 5 pesquisas e só apareceu resultado inútil. Um dos pontos fracos do Google que prometem explorar, a dependência por resultados da web, ficou só promessa: pesquisei pelo nome de alguns estados e cidades do Brasil e apareceu um monte de resultados da wikitravel e wikipedia lá.

    Depois pesquisei sobre meu time, Internacional de Porto Alegre, e me deparei com o escudo do Deportivo Cali da Colômbia e a artigo da wikipedia sobre um tal de Willington Ortiz (???), na 1a e 2a posições. Nem sinal do website oficial.

    O desenho e a divisão por categorias para os termos são ótimos, mas de resto vão ter que trabalhar muito ainda pra entregar o que prometem.

  122. Wagner disse:

    Por enquanto apresenta resultados de uma versão alpha. Fiz 5 pesquisas e só apareceu resultado inútil. Um dos pontos fracos do Google que prometem explorar, a dependência por resultados da web, ficou só promessa: pesquisei pelo nome de alguns estados e cidades do Brasil e apareceu um monte de resultados da wikitravel e wikipedia lá.

    Depois pesquisei sobre meu time, Internacional de Porto Alegre, e me deparei com o escudo do Deportivo Cali da Colômbia e a artigo da wikipedia sobre um tal de Willington Ortiz (???), na 1a e 2a posições. Nem sinal do website oficial.

    O desenho e a divisão por categorias para os termos são ótimos, mas de resto vão ter que trabalhar muito ainda pra entregar o que prometem.

  123. Marcus disse:

    Senti falta da busca por imagens e também dos poucos resultados em língua portuguesa. Também a opção por buscar em determinada língua é bem útil no google e eu não a vi no Cuil.

  124. Marcus disse:

    Senti falta da busca por imagens e também dos poucos resultados em língua portuguesa. Também a opção por buscar em determinada língua é bem útil no google e eu não a vi no Cuil.

  125. Andre Mendonca disse:

    Ontem eu procurei por “recife” e o site nao encontrou nada. Eu entao pensei: “Eu me recuso a acreditar que a busca eh ‘case-sensitive'”. Nao deu outra … a procura por “Recife” foi bem sucedida. Hoje, a procura com letra minuscula tambem funciona. Enfim, o tal do Cuil tem muuuuuito o que melhorar.

  126. Andre Mendonca disse:

    Ontem eu procurei por “recife” e o site nao encontrou nada. Eu entao pensei: “Eu me recuso a acreditar que a busca eh ‘case-sensitive'”. Nao deu outra … a procura por “Recife” foi bem sucedida. Hoje, a procura com letra minuscula tambem funciona. Enfim, o tal do Cuil tem muuuuuito o que melhorar.

  127. Fernando disse:

    Testei e achei meio impreciso.
    Ou será que estou Googolizado

  128. Fernando disse:

    Testei e achei meio impreciso.
    Ou será que estou Googolizado

  129. Moura disse:

    Uma porcaria, cadê o meu idioma?? Muito lento!! Continuo com o Google.

  130. Moura disse:

    Uma porcaria, cadê o meu idioma?? Muito lento!! Continuo com o Google.

  131. Anônimo disse:

    Pessoal temos que levar em consideração que eles indexaram um conjunto limitado de páginas. Páginas em pt, por exemplo, ainda não foram indexadas.

  132. Anônimo disse:

    Pessoal temos que levar em consideração que eles indexaram um conjunto limitado de páginas. Páginas em pt, por exemplo, ainda não foram indexadas.

  133. Rafael disse:

    Silvio, não sei se vc já notou, mas nesse ilustre site tem uma referencia a vc e ao excelente trabalho desenvolvido pelo cesar:

    http://desciclo.pedia.ws/wiki/Recife

  134. Rafael disse:

    Silvio, não sei se vc já notou, mas nesse ilustre site tem uma referencia a vc e ao excelente trabalho desenvolvido pelo cesar:

    http://desciclo.pedia.ws/wiki/Recife

  135. Ivan Galante disse:

    Links Patrocinados?
    Embora oficialmente nada tenha sido anunciado, detectei alguns indícios de propagandas e links patrocinados no Cuil. Digitando por exemplo Jaguar na caixa de busca do Cuil, para minha surpresa surgiu uma lista de sugestões de pesquisa e no topo dessa lista um link para o site oficial da montadora Jaguar ( com um logotipozinho e tudo ). Testei novamente depois com a marca Nike e obtive o mesmo resultado. No entanto não é para todas as marcas e empresas que este link aparece, quando testamos com a marca Petrobras por exemplo, este “link patrocinado” não apareceu, aparareram somente as sugestões de pesquisa normais.
    Fiz o mesmo teste que foi feito no site: http://www.mundoseo.com.br/blog/seo/cuil-nos-testa… . E o resultado foi o mesmo!

  136. Ivan Galante disse:

    Links Patrocinados?
    Embora oficialmente nada tenha sido anunciado, detectei alguns indícios de propagandas e links patrocinados no Cuil. Digitando por exemplo Jaguar na caixa de busca do Cuil, para minha surpresa surgiu uma lista de sugestões de pesquisa e no topo dessa lista um link para o site oficial da montadora Jaguar ( com um logotipozinho e tudo ). Testei novamente depois com a marca Nike e obtive o mesmo resultado. No entanto não é para todas as marcas e empresas que este link aparece, quando testamos com a marca Petrobras por exemplo, este “link patrocinado” não apareceu, aparareram somente as sugestões de pesquisa normais.
    Fiz o mesmo teste que foi feito no site: http://www.mundoseo.com.br/blog/seo/cuil-nos-testa… . E o resultado foi o mesmo!

  137. M. disse:

    Achei uma nova opção de busca: http://minimos.info
    pelo menos tira toda aquela quantidade de links do mercadolivre e do buscape!

  138. M. disse:

    Achei uma nova opção de busca: http://minimos.info
    pelo menos tira toda aquela quantidade de links do mercadolivre e do buscape!